Serviços

SERVIÇOS PREMIUM

Consultoria sobre a Gestão da Carteira - Asset Management Advising

Consiste na alocação estratégica da carteira e recomendações de investimento de acordo com o perfil de investidor do cliente. A iniciativa das recomendações é, muito predominantemente, da PARTNERS, de acordo com a sua filosofia e processo de investimento. Estas recomendações podem ter em linha de conta uma alocação padrão coerente com o perfil de investidor ou outro tipo de alocação a definir no âmbito da política de investimentos do cliente. O relatório de consultoria é enviado mensalmente. O montante sob consultoria pode representar uma parte pouco significativa, significativa, ou muito significativa do património financeiro do cliente.

Consultoria de Análise e Acompanhamento da Carteira - Auditing Advising

Tem como ponto de partida uma carteira já constituída pelo cliente (por sua iniciativa ou de outros), sobre a qual a PARTNERS fará uma análise regular dos produtos e serviços que a compõem, assim como da carteira como um todo, de acordo com o perfil de investidor do cliente. A análise é completada com um parecer/recomendação de investimento, que poderá consistir num parecer de acompanhamento da carteira ou/e em recomendações que visem melhorar o seu binómio risco/retorno, incluindo algumas recomendações da iniciativa da PARTNERS de forma adaptada à carteira. O relatório de consultoria é enviado mensalmente. O montante sob consultoria pode representar uma parte pouco significativa, significativa, ou muito significativa do património financeiro do cliente.

Serviços complementares à consultoria ao investimento


Diagnóstico

Análise pormenorizada das carteiras fora do perímetro de consultoria.

Relatório consolidado com activos fora do perímetro de consultoria

O relatório acima referido permite obter uma visão mais completa dos instrumentos financeiros do cliente, da sua distribuição por classes de ativos e da sua rentabilidade, servindo assim de ferramenta complementar de apoio ao investimento.

Serviços adicionais de planeamento

Esta modalidade combina os elementos já presentes no Asset Management Advising e no Auditing Advising com uma integração mais profunda de considerações de planeamento financeiro, aspetos fiscais e sucessórios, o que resulta num enquadramento patrimonial holístico que extravasa o âmbito dos instrumentos financeiros. A combinação da consultoria com estes serviços complementares é designada de full advising.

Fora do âmbito dos serviços premium, podemos elaborar análises casuísticas de situações específicas, das quais resultam pareceres, após os quais se esgota o serviço. Este tipo de serviço é designado de consultoria standard.

Independência

Com a entrada em vigor da directiva DMIF II, a independência passou a ter um enquadramento legal. Os requisitos para que a consultoria prestada seja independente são: a) não recebimento de incentivos de terceiros na sequência de recomendações, designadamente sob o formato de retrocessões ou sob o formato de research não pago; b) a consultoria é feita tendo em linha de conta uma base alargada de ativos.

A PARTNERS não recebe qualquer incentivo ligado às recomendações efetuadas. Para além disso, temos um universo de recomendações muito alargado, que abarca várias empresas criadoras de produtos financeiros (por exemplo, sociedades gestoras de fundos). No que diz respeito aos bancos depositários e corretores, não temos qualquer interesse próprio que nos leve a recomendar  aos nossos clientes uma entidade em detrimento de outra. O nosso único fito é a qualidade do serviço prestado por estas entidades aos nossos clientes em conjunto com o preço dos seus serviços  Por último, a independência e objetividade que defendemos leva-nos a proibir a oferta ou o recebimento de qualquer benefício que possa colocar em causa a independência, objetividade e integridade quer de quem oferece quer de quem aceita.

Processo personalizado

O processo de investimento conta com três fases:
1.  preparação, que inclui a definição do perfil de investidor e uma política de investimentos para cada cliente;
A política de investimentos insere-se na etapa preparatória do processo de investimento personalizado. A política de investimentos do cliente é um documento onde ficam explicitados o retorno objetivo, o risco objetivo (capacidade e tolerância), as necessidades de liquidez, o horizonte temporal, as considerações fiscais, as considerações regulatórias e legais e as circunstâncias únicas. Este documento tem uma validade plurianual, podendo ser modificado se surgirem circunstâncias novas que suscitem essa alteração.
2. execução, que inclui a análise de mercados e as recomendações a cada cliente em particular, tendo em conta as diretrizes definidas na fase de preparação. Em geral, a abordagem da PARTNERS é top-down, pois incorpora maioritariamente considerações sobre variáveis macro como a inflação, o crescimento económico, o crescimento agregado dos resultados das empresas e a evolução das taxas de juro. Em complemento, a PARTNERS escolhe ativos que têm em consideração fatores de qualidade, de valor, de crescimento ou mesmo de momentum. Esta fase pode ter mais ou menos interação e julgamento da parte do cliente, levando a um processo mais iterativo ou mais direto entre recomendações iniciais e a sua implementação;
3. monitorização, que inclui o rebalanceamento periódico e a avaliação da execução, sendo que ambas as tarefas acabam por interagir com a fase de execução.

Eficiência de Custos

Em primeiro lugar, a eficiência de custos resulta da escolha de instrumentos financeiros baratos na sua manutenção, norlmamente diversificados, passando por linhas directas, etf's gerais, setoriais, regionais, ponderação de fatores ou ainda temáticos.

Em segundo ligar, a determinação da nossa remuneração resulta da aplicação de taxas marginais decrescentes sobre o montante sob consultoria, situação especialmente notória para montantes elevados.

Nas suas várias vertentes, a eficiência de custos garante a priori uma maior capacidade de atingir os objetivos, quer pela eliminação de redundâncias quer pelo efeito de escala do preçário PARTNERS.

Transparência

O cliente é parte ativa na discussão da política de investimentos; tem conhecimento do processo de investimento da PARTNERS, o qual contém elementos comuns a todos os clientes, mas é adaptado a cada cliente em particular; e participa ativamente na implementação, pois é sempre o cliente a aceitar as recomendações e a executá-las. No que diz respeito aos custos, a PARTNERS informa o cliente, quer inicialmente quer anualmente, dos custos do serviço e dos instrumentos financeiros recomendados, tanto numa base ex ante como ex post.